2ª via da conta de luz Cemig – Como acessar no app e site oficial

A segunda via da conta de luz das cidades de Minas Gerais pode ser retirada gratuitamente pelo site oficial da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)  ou aplicativo próprio da empresa lançado em 2016 para atender a demanda por agilidade nos serviços.

Em ambas as formas de consulta você terá acesso a  fatura detalhada (com extrato daquilo que foi gasto) e atualizada com juros e multas no caso de já  ter passado do prazo de validade do pagamento. Lembre-se no entanto que no caso de atraso a emissão precisa se dar no mesmo dia que a conta de luz será paga.

  1. Acesse o site oficial da Cemig (http://www.cemig.com.br/)
  2. No menu da lateral direita clique em “2 via”
    2 via boleto cemig
  3. Coloque seu usuário e senha e clique em “Entrar”, é possível entrar com sua conta de e-mail ou Facebook
  4. Se você não está cadastrado clique em “Cadastre-se”
    2 via conta de luz cemig passo a passo
  5. Preencha o formulário com dados pessoais e da unidade consumidora;
  6. Faça o login;
  7. Escolha o mês referente ao pagamento que deseja;
  8. Clique em “Gerar boleto”;
  9. Pronto, a fatura será gerada automaticamente com atualização dos valores (quando necessário) basta imprimir ou anotar o número do boleto.

O pagamento da fatura Cemig é aceito em Caixas Eletrônicos de agências bancárias, lotéricas conveniadas com a Caixa e ainda via internet banking. Por ser uma conta de necessidade básica, ela tem facilidade de pagamento.

Você pode optar, por exemplo, pelo débito automático. Neste caso o valor da conta de luz será descontado automaticamente da sua conta corrente sem que você precise realizar o pagamento. A única desvantagem do serviço é a falta de controle sobre sua situação financeira para autorizar ou não que o valor seja descontado.

2 via da conta de luz Cemig pelo aplicativo

Para tornar a consulta ainda mais fácil você pode acessar a 2ª via da Cemig pelo aplicativo oficial. Lá será possível acessar todos os serviços essenciais da empresa como extrato, saldo, débitos, dicas de consumo, avisos  de vencimento de conta e até possibilidade de comunicar faltas de luz.

  1. Baixe o aplicativo da Cemig na Play Store (clique aqui para fazer download)
  2. Quando o app for instalado faça login com seu usuário (ou CPF) e senha
  3. No modo de Atendimento clique em “Meus débitos”
    2 via cemig no aplicativo
  4. Acesse o mês da fatura que deseja pagar
  5. Clique sobre o boleto e ele abrirá de forma completa e atualizado

Outra forma de acessar a conta de luz é no seu e-mail. Se cadastrado corretamente você pode exigir que suas faturas cheguem na sua caixa de entrada, assim só precisará recorrer à mecanismos de 2 via caso atrase o pagamento. No entanto, devido à fraudes e desconfiança do mundo online a operação de receber as contas em webmail não se popularizou como a Cemig esperava.

conta de luz cemig aplicativo

O que acontece se não pagar a conta de luz em dia

Quando o pagamento da Cemig é atrasado será cobrado do usuário uma taxa de multa que varia de 1% a 2% do valor da cobrança e ainda acréscimo de juros de 1% por dia. O fornecimento de energia só poderá ser cortado a partir de 90 dias de atraso e ainda assim a empresa precisa lhe enviar um aviso de no mínimo 15 dias de antecedência, alertando sobre o corte de luz.

Após 90 dias sem pagar o consumidor também poderá ter o nome inscrito nas instituições de cobrança como Serasa.

Para renegociar suas dívidas basta entrar em contato com a empresa pela central telefônica. Você pode pagar em formatos diferenciados, no entanto, lembre-se que nestes casos será preciso que a Cemig lhe envie os boletos diretamente para seu e-mail, pois não poderão ser atualizados como a consulta tradicional de 2 via da fatura pelo site oficial ou aplicativo.

A central de atendimento da Cemig atende 24 horas no número emergencial 116. Para quem está fora de Minas Gerais deve-se discar 0800 721 0116 e deficientes auditivos precisam ligar no 0800 723 8007


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply