Segunda via IPTU Rio de Janeiro: como conseguir minha fatura?

A segunda via do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do Rio de Janeiro pode ser retirado pela internet sem custos adicionais no site da prefeitura carioca ou então presencialmente nos postos de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado. A cobrança é realizada no primeiro trimestre do ano e quem não pagar fica sujeito a ter o nome colocado em dívida ativa com a prefeitura e ainda a ter o  imóvel leiloado.

O imposto é de cobrança obrigatória para donos de propriedades urbanas desde apartamentos e terrenos até garagens de prédios. Para quem atrasar no pagamento a 2 via do IPTU RJ retirada pela internet já prevê a atualização do boleto automaticamente. Já para quem pagar todas as parcelas no valor integral, recebe-se um desconto de 7% correspondente ao valor cobrado.

Como tirar minha segunda via do IPTU Rio de Janeiro?

Confira abaixo o passo a passo completo de como fazer para tirar a segunda via do IPTU RJ sem gastar mais do que 5 minutos em frente à tela do celular ou computador.

  1. Acesse o site oficial da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (http://www.rio.rj.gov.br/);
  2. No campo de “Serviços” no menu à direita clique em “IPTU: Emissão de 2ª”;
    2 via online IPTU Rj
  3. Para acessar a parcela única do IPTU e conseguir o desconto de 7% clique na última opção;
    2 via boleto IPTU RJ
  4. Já para emitir a segunda via do pagamento em formato parcelado clique em “Emissão de segunda via”;
    2 via iptu rio de janeiro como acessar
  5. Para acessar as parcelas que ainda estão por vencer clique na primeira opção. Você será redirecionado;
    boleto de IPTU RJ 2018
  6. Indique a inscrição imobiliária, o número do exercício (ano) e digite o código de confirmação conforme indica a imagem e clique em “Consultar”.
    IPTU Rio de Janeiro - como acessar

Você pode consultar o número da sua inscrição imobiliária junto ao Cadastro Imobiliário do Município. Esse dado pode também ser visualizado em cobranças antigas de IPTU, Contas de água e luz.

Somente com esse passo a passo você conseguirá emitir a sua segunda via do IPTU. Ao mantê-lo em dia você contribui para agilizar investimentos na cidade em todos os ramos: infra-estruturar, saneamento, segurança, saúde e outros.

Não pagar este débito o deixa suscetível a inscrições na dívida ativa e ainda débitos com a prefeitura que podem levar o seu imóvel para leilão ou então dificuldades para realizar transações financeiras ou aquisição de novos bens.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply