Segunda via título de eleitor, como tirar o meu? Veja aqui.

O título de eleitor é um dos principais documentos dos brasileiros, é com ele que é possível exercer a ação de votar em todo território nacional, geralmente utilizado a cada dois anos, quanto acontecem as eleições estaduais ou nacionais.

É bem mais comum do que imaginamos conseguir perder o título de eleitor, ainda mais diante do pouco uso recorrente. Geralmente colocamos em algum local que não vamos lembrar quando precisarmos, nesse momento é preciso retirar a segunda via para eleger os candidatos desejados.

Segunda via título de eleitor, como tirar o meu?

Para conseguir a sua segunda via do título do eleitor é preciso seguir alguns passos, funciona assim:

  1. Vá até o cartório ou central de atendimento do eleitor mais perto de você;
  2. Leve os documentos obrigatórios, veja abaixo quais são eles;
  3. A segunda via é tirada na hora, sem custo e sem precisar de agendamento.

Os documentos obrigatórios para ter o seu título de eleitor são:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira emitida pelos órgão criados pela lei federal;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento/casamento ou Carteira Nacional de Habilitação.

Não é aceito o passaporte como documento, e caso você ainda não tenha realizado a coleta da biometria do título de eleitor, fique sabendo que é necessário levar o comprovante de residência original.

Você pode adiantar o procedimento por meio do site oficial do TSE, que é: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net.

É importante ressaltar que o procedimento não é completamente online, você terá que se dirigir em um cartório posteriormente. Ao entrar no site oficial citado acima, você vai precisar preencher as seguintes questões:

  • Título de eleitor: escolha a opção “Não tenho”;
  • Coloque seu nome completo, a data de nascimento, nome do seu pai, nome da sua mãe e preencha corretamente o código de segurança.
  • Clique então em “Confirmar”.

Dessa maneira você obtém o seu documento o mais rápido possível, conseguindo exercer o seu direito e de todo brasileiro, votar de maneira consciente e nos candidatos que desejar.

Caso você tenha pendências de multas de não ter votado nas últimas eleições ou algo do tipo, será necessário realizar o pagamento dessas dívidas para então ter a sua segunda via.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply